Monday 4th December 2023
Durbar Marg, Kathmandu

O rúgbi é um esporte relativamente novo no Brasil, mas sua popularidade tem crescido rapidamente nos últimos anos. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) foi formada em 1963, e a equipe nacional tem competido em torneios internacionais desde o início da década de 1990. Apesar de enfrentar muitos desafios, o rúgbi brasileiro fez um progresso notável ao longo dos anos.

Um dos maiores destaques do rúgbi brasileiro foi o desempenho da equipe nacional masculina nos Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro. O rúgbi de sete foi incluído nas Olimpíadas pela primeira vez desde 1924, e o Brasil foi uma das 12 equipes que competiram no torneio masculino. A torcida no Estádio de Deodoro incentivou a equipe, que conseguiu uma vitória surpreendente sobre o Quênia no jogo de abertura. Embora não tenham conseguido passar para a fase de mata-mata, seu desempenho foi um grande impulso para o rúgbi no Brasil e inspirou muitos jovens a praticar o esporte.

Além disso, a equipe nacional teve algumas vitórias e desempenhos notáveis em torneios internacionais. Sua maior vitória foi em 2012, quando derrotou a arquirrival Argentina por 24 a 23 no Campeonato Sul-Americano de Rugby. Essa foi uma conquista significativa, já que a Argentina é uma das melhores nações jogadoras de rúgbi do mundo.

O rúgbi brasileiro também vem progredindo em nível de base. O esporte está se tornando mais popular entre os jovens e tem havido um aumento constante no número de clubes e competições de rúgbi em todo o país. A CBRu tem trabalhado arduamente para promover o esporte e desenvolver talentos na base. Seus esforços têm dado resultado, e agora há jogadores talentosos surgindo de todos os cantos do Brasil.

Outro destaque do rúgbi brasileiro é o surgimento de alguns jogadores de classe mundial. Um dos mais notáveis é Lucas Duque, que jogou pela equipe nacional nas Olimpíadas de 2016. Ele também jogou profissionalmente na França, e sua habilidade e influência foram cruciais para o desenvolvimento do rúgbi brasileiro. Outros jogadores notáveis incluem Felipe Sancery, um artilheiro prolífico, e Moises Duque, um versátil e talentoso back.

Concluindo, o rúgbi brasileiro percorreu um longo caminho ao longo dos anos e há muitas razões para sermos otimistas quanto ao seu futuro. Com o apoio da CBRu, treinadores dedicados e jogadores apaixonados, o rúgbi continuará a crescer em popularidade e sucesso no Brasil. O esporte está agora firmemente estabelecido no país e será emocionante ver o que o futuro reserva para o rúgbi brasileiro.

Back To Top